quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

*Angústia *


A angústia é um sentimento destrutível que corrói e acaba com o ânimo e a esperança do homem. Ela dissipa o encanto da vida. A angústia é uma dor intensa nas profundezas do nosso ser que, muitas vezes, se exterioriza pelas lágrimas ou pelas noites sem dormir . Contemplamos as horas silenciosas da madrugada passar, mas dentro de nós há sofrimento, dor e choro pela contínua série de fatos que nos machucam no dia-a-dia.Muitos que lêem esta mensagem se identificam com o que está sendo falado. Note que o salmista disse: “na minha angústia busquei ao Senhor”. Sabemos que a angústia é produzida pela busca contínua e diária de conquistas afetivas, emocionais, materiais, e espirituais; que, depois de alcançadas, geram frustração, porque as coisas que tanto lutamos para conquistar não nos preenchem e não nos dão alegria. A coisa conquistada, em si não é o problema, o problema está em nós, que não sabemos nos conduzir perante a vida.
Nós estamos totalmente carentes do conhecimento da verdade, que nos ensina a agir e a lidar com a vida segundo a sabedoria de Deus. Além disso, quando recebemos maus tratos na vida, também não sabemos o que fazer, então, o que sentimos é reprimido e depositado em nossas emoções. É bom lembrarmos que tudo o que é guardado e reprimido fica vivo e ativo em nosso íntimo e, se não soubermos perdoar, nossa saúde emocional ficará completamente abalada.
Tudo o que é mau e que está dentro de nós é lembrado e o pensar nisso aumenta o mal-estar interior, ou seja, a cada dia, recebemos incrementos no nível de angústia. A nossa mente tende naturalmente a cultivar os pensamentos negativos e as coisas desagradáveis que aconteceram conosco. Dificilmente gastamos tempo pensando nas coisas boas que já nos aconteceram. As coisas boas são rapidamente esquecidas por nós. Por isso, no Livro de Lamentações 3:21 diz: “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança”. Precisamos aprender a rememorar os grandes feitos de Deus em nossa vida!
Como o salmista reconhecia que só Deus poderia lhe conceder a libertação da angústia, nós devemos reconhecer e passar a contemplar as grandes bênçãos que Deus já nos concedeu. Além de buscarmos liberar o perdão a quem nos machucou, o exercício mental de rememorar as obras de Deus é remédio, que vem da Palavra dEle, para auxílio na vitória contra a angústia em nosso coração.

Há ainda outro consolo para os “angustiados de Deus”: A Presença Divina é certa. Diz o texto que “então lhe apareceu um anjo do céu, que o confortava” (verso 43). Nem todos os livramentos divinos acontecem com Deus nos tirando de determinada situação. Ás vezes é Ele quem entra na situação da qual nós queremos sair. Salvação é não estar sozinho. É isso que o salmista expressa no Salmo 91:15 (“Estarei com ele na angústia”).




Thank you Lord for another day !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário